top of page

 

 

Os trabalhos do grupo têm possibilitado desenvolvimentos teóricos e metodológicos, bem como aplicações em diversas áreas de atuação em saúde. Tem sido possível realizar a revisão de conceitos básicos da área de Psicologia da Saúde, seja pela análise e reflexão crítica de questões centrais do enfoque no Desenvolvimento Humano, seja pelo teste de hipóteses derivadas dos modelos psicodinâmicos e isso tem possibilitado maior compreensão dos elementos envolvidos no processo saúde-doença.

 

Dentre as principais aplicações, destacam-se o desenvolvimento de técnicas e instrumentos diretamente vinculados à atuação na área da saúde, de equipes de saúde de diversas especialidades de modo geral e em interface com outras comunidades científicas da saúde, intervindo em diversas fases do processo saúde-doença, nos serviços de assistência hospitalar, tendo como meta prioritária a contribuição para a melhoria dos modelos assistenciais adotados pelas instituições diretamente envolvidas.

 

Ademais, a Base mantém intercâmbio com diversas Instituições na Área de Saúde, como Asociación Latinoamericana de Psicologia de La Salud (ALAPSA), e Centro de Estudos e Pesquisas em Psicologia da Saúde (Nêmeton, São Paulo), além de Instituição Nacional, como a Universidade da Região da Campanha (URCAMP); e Instituições locais, como Hospital Universitário Onofre Lopes, Hospital de Pediatria e Maternidade Escola Januário Cicco em Natal/RN, e Hospital Universitário Ana Bezerra, em Santa Cruz/RN; desenvolvendo várias atividades em conjunto.

 

A referida Base apresenta três grandes linhas de pesquisa: Pesquisa aplicada à Psicologia da Saúde, Desenvolvimento Humano e Hospitalização, Instrumentalização e métodos de intervenção no contexto da Psicologia da Saúde-Hospitalar e a terceira é Comportamento e Cognição. São abordadas temáticas como: ansiedade, terceira idade, obesidade, doença crônica, desenvolvimento humano, resiliência, gravidez, humanização, entre outras que estejam associadas ao campo de atuação do profissional em Psicologia da Saúde. Além de intercâmbios com diversos Corpos Editoriais: Psicologia y Salud; Universitas Psychologica; Latinoamer. Comportamento y Salud; Cadernos Nêmeton; News Letters. Contribui também com o Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde da UFRN, através do ensino e de orientações.

 

Outras informações sobre o Grupo de Estudos: Psicologia e Saúde podem ser obtidas junto ao Diretório Nacional de Grupos de Pesquisa do CNPQ: GEPS

O Grupo de Estudos: Psicologia e Saúde (GEPS) é uma Base de Pesquisa oficialmente reconhecida pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), tendo como filosofia o modelo de saúde em que a visão biopsicossocial do indivíduo é salientada. Sua meta prioritária é o compromisso com Humanização da Saúde, Ética e Desenvolvimento Humano em toda a sua dimensão. O GEPS localiza-se no Setor Verde (antigo Laboratório de Psicologia) da UFRN na cidade de Natal/RN e está voltado para atividades de ensino, pesquisa e extensão.

 

A atuação do GEPS repercute no ensino de graduação e Pós-graduação, tanto a nível Lato Senso como Stricto Senso. Essa atuação prevê o aperfeiçoamento dos profissionais da Psicologia que desenvolvem práticas vinculadas à saúde, resultando em uma produção de trabalhos que tem sido divulgada para o público especialista tanto por meio de apresentações em eventos na área de saúde, cooperação e apoio a Congressos nacionais, regionais e locais, publicações em periódicos indexados nacionais e internacionais, quanto em capítulos de livros destinados a um público mais amplo.

Grupo de Estudos: Psicologia e Saúde

bottom of page