O GEPS, atualmente, é constituído por 3 (três) linhas de pesquisa:
Pesquisa aplicada à Psicologia da Saúde, Desenvolvimento Humano e Hospitalização
OBJETIVO: Desenvolver estudos que resgatem a visão biopsicossocial do individuo no processo saúde-doença, levando em consideração o Desenvolvimento Humano, em toda sua dimensão, em contextos de hospitalização e/ou de saúde pública.
Instrumentalização e métodos de intervenção no contexto da Psicologia da Saúde-Hospitalar
OBJETIVO: Essa linha de pesquisa pretende elaborar, construir e aplicar instrumentos, técnicas e métodos, a partir da abordagem do Desenvolvimento Humano como eixo central que integra o processo de Saúde-Hospitalização. Além disso, a linha pretende discutir e desenvolver modelos de intervenção e atuação profissional que atenda efetivamente as necessidades e impactos na formação e prática relacionados à atenção psicológica à saúde.
Comportamento e cognição
OBJETIVO: Os objetivos dessa linha de pesquisa consistem em investigar, por meio de métodos de pesquisas quantitativas, quais condições ou fatores cognitivos influenciam o comportamento e desempenho humano em sua interação com o ambiente, visando desenvolver modelos teóricos e práticos de estratégias de investigação e de intervenção cognitivo-comportamentais.
