top of page

17 anos de muito aprendizado 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2000 

 

O Grupo de Estudos Psicologia e Saúde (GEPS), vinculado ao Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), desenvolve, desde 2000, atividades de pesquisa e extensão na área de Psicologia da Saúde, contribuindo para o aperfeiçoamento científico e profissional de alunos e pesquisadores.

O grupo tem como formação inicial as professoras Dra. Eulália Maria Chaves Maia (líder do grupo) e a Dra. Neuciane Gomes da Silva (vice-líder); as psicólogas Dra. Luciana Carla Barbosa de Oliveira e Dra. Katie Moraes de Almondes, atuando como pesquisadoras voluntárias; e, os alunos Camomila Lira Ferreira, Liliane Pereira Braga, Ádala Nayana de Sousa Mata, Soraya Guilherme Cavalcante e Remerson Russel Martins.

Inicialmente, as atividades de pesquisa e extensão eram direcionadas pelas linhas de pesquisa denominadas “Saúde e Desenvolvimento Humano” e “Comportamento e Saúde”, estando, respectivamente, sob a orientação da Profa. Dra. Eulália Maria Chaves Maia e da Profa Dra. Neuciane Gomes da Silva.

 

2001

 

Em parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas em Psicologia e Saúde (Nêmeton), passaram a estruturar uma Rede Internacional de Pesquisas no campo da Psicologia e Saúde com a Associação Latino-americana de Psicologia da Saúde (ALAPSA). Tal parceria tinha o objetivo de, através dessas vinculações estabelecidas com profissionais e instituições, desenvolver atividades de pesquisas e publicações conjuntas; promoção e aprimoramento de programas de formação; e participação e desenvolvimento de eventos científicos. As Universidades e demais Instituições envolvidas nessa parceria encontram-se vinculadas ao binômio ensino-pesquisa, tendo como parâmetro o desenvolvimento da produção do conhecimento.

 

2003

 

Firmou-se uma parceria com o Programa de Pós-Graduação do Centro de Ciências da Saúde da UFRN, promovendo intercâmbios de pesquisas com uma abordagem transdisciplinar.

 

2006

 

Foi criada a linha de pesquisa “Música e Educação”, coordenada pelo professor Danilo César Guanais de Oliveira, Carolina Chaves Gomes e Isaac Samir de Melo, desenvolvendo várias atividades em conjunto.

Neste mesmo ano, no GEPS, criou-se a linha de pesquisa “Saúde, Velhice e Envelhecimento”, motivada pela necessidade do estudo do envelhecimento e da velhice, como processos do ciclo vital, visto que havia uma demanda crescente de atenção e pesquisas para as ciências humanas e da saúde, em função do aumento da população idosa no mundo. Dessa forma, emerge uma importante área científica que demanda novos estudos, a fim de ampliar os conhecimentos na área da Psicologia da Saúde e da Psicologia do Desenvolvimento.

Partindo desse princípio, começou-se a realizar atividades de pesquisa, cadastradas na Pró-Reitoria de Pesquisa, coordenada pela Profa. Dra. Eulália Maria Chaves Maia com a colaboração da mestra Camomila Lira Ferreira, além de alunos de graduação e de pós-graduação, objetivando assim, abordar temas atuais e relevantes para o meio científico nacional e internacional.

 

2007

 

Houve uma ampliação das linhas de pesquisa do Grupo, com a entrada do professor Dr. João Carlos Alchieiri, que fundou a linha de pesquisa “Avaliação Psicológica e Saúde”.

Ademais, a Profª. Ms. Maria Helena Soares Souza Marques Dias foi incluída como pesquisadora colaboradora do GEPS, desenvolvendo ações vinculadas às linhas de pesquisa “Avaliação Psicológica e Saúde” e “Saúde e Desenvolvimento Humano”, estabelecendo parceria entre o GEPS e a Universidade da Região da Campanha, em Bagé/RS.

 

2012

 

Publicação do livro “Psicologia, Saúde e Desenvolvimento Humano”, organizado pela Profa. Dra. Eulália Maria Chaves Maia, Dra Luciana Carla Barbosa de Oliveira, Dra. Carolina Chaves Maia, Ms. Camomila Lira Ferreira e Ádala Nayana de Sousa Mata. O livro aborda a Psicologia do Desenvolvimento Humano e Saúde, em todas as suas faces e dimensões, explorando temas que resgatam o caráter biopsicossocial do indivíduo no processo de saúde-doença.

Além disso, estabeleceu-se um vínculo com professoras do curso de “Ciências Atuariais” (UFRN), com a participação das professoras Lara e Maria Helena, além da aluna Anna Cecília Chaves Gomes.

2015

 

Houve a conclusão do projeto de extensão “Ação em Crescimento e Desenvolvimento na Unidade de Saúde Familiar Comunitária (USFC) – Natal/RN”, coordenado pela Dra. Daniella Antunes Pousa Faria, que teve 5 anos de duração. Este tinha como objetivo promover a realização de palestras educativas e rodas de conversa com os familiares de crianças em acompanhamento no projeto de “Crescimento e Desenvolvimento” (CD), sobre alimentação (aleitamento, quantidade, qualidade e hábitos), higiene, sono, brincadeiras e estimulação, imunizações, formas de comunicação e relacionamento com a criança, vacinação, etc. Além disso, aconteceram ações de interconsulta e intercâmbio de conhecimento com os profissionais de outra áreas que assistem o paciente.

 

2016

 

Foi realizado o primeiro “Curso de Produção Científica aplicado à Psicologia e Saúde”, com base no conteúdo do livro “Manual de Produção Científica”, organizado por Sílvia Helena Koller, Maria Clara P. de Paula Couto e Jean Von Hohendorff. O curso objetivou a capacitação de alunos de graduação e pós-graduação da área de psicologia e da saúde para preparar atividades científicas como a escrita de artigos e resumos, bem como a apresentação de trabalhos em eventos científicos.

 

2017

 

O grupo de pesquisa foi reestruturado, sendo dividido em três linhas de pesquisa: “Pesquisa aplicada à Psicologia da Saúde, Desenvolvimento Humano e Hospitalização”, “Instrumentalização e métodos de intervenção no contexto da Psicologia da Saúde-Hospitalar” e “Comportamento e Cognição”.

Ademais, será realizado o primeiro curso “Psicologia da Saúde e Cinema: discussões para a atuação do psicólogo”. Neste, serão apresentados filmes com temáticas relacionadas à Psicologia da Saúde e do Desenvolvimento Humano, discutindo-se temas como “Psicossomática Infantil”, “Fobia Social”, “Transtornos Alimentares na Adolescência”, “Psicopatologia na Vida Adulta” e “Desenvolvimento Humano e Família”.

No decorrer de todos esses anos, o GEPS vem contribuindo para a produção de conhecimento científico nacional e internacional através de publicação de artigos científicos, desenvolvimento de atividades ligadas ao ensino, pesquisa e extensão na graduação e na pós-graduação. Além disso, seus representados têm participado de congressos, nos quais se procurou divulgar os trabalhos desenvolvidos pelo grupo, conforme se pode observar no crescimento acadêmico-profissional dos que participam desta base de pesquisa, evidenciado na Plataforma Lattes – CNPq.

bottom of page